ESTUDOS BÍBLICOS

Grupo de Pesquisa em Estudos Bíblicos
Coordenação: Prof. Abraão França.

Grupo de pesquisa dirigido pelo professor Abraão França e composto pelos alunos que interessam-se pelo conhecimento e desenvolvimento das técnicas de estudo bíblico para enlevo pessoal e disseminação da Palavra de Deus. Este grupo tem periodicidade de reuniões a critério de seu coordenador, assim como a publicação de seus artigos e documentos.


 ==============================================================

Estudo Bíblico Indutivo na 3ª Epístola de João
(Método de estudo da Bíblia Sagrada sem aparato exegético, 
crítico-histórico nem hermenêutico e literário).
 Professor, Abraão F. França

3 JOÃO 1. 1-18.Bíblia Sagrada.


1.OBSERVAÇÃO DO TEXTO
1.1. o quê, quem, onde, como, quando?

Quem? – Apóstolo João, presbítero Gaio, Demétrio e Diótrefes.

O quê? – O apóstolo João escreveu ao presbítero Gaio censurando o mau procedimento do Diótrefes acerca da hospitalidade cristã e governo da igreja. Assim como elogiando o procedimento abnegado do Gaio e do Demétrio.

Quando? – Não temos no texto indicações da possível data da carta e do evento ocorrido nela.

Onde? – O texto bíblico não revela o local do ocorrido e nem de onde o apóstolo João escreveu a carta.

2.INTERPRETAÇÃO DO TEXTO

2.1. Formação do discípulo e satisfação do mestre ou discipulador de que aquele tenha andado na verdade. O trabalho não é vão quando o discípulo segue os ensinamentos do mestre. (v.4).

2.2. Gaio é exemplo de fidelidade no ministério, quanto ao trato com a irmandade e sociedade com quem ele está relacionado e os forasteiros sendo hospitaleiro contribui para boa afamação da igreja e atração do Evangelho naquela região. (v.5)

2.3. A doutrina cristã da hospitalidade é exaltada numa cultura onde as pessoas eram peregrinas em constantes e forçados deslocamentos, sempre contavam coma acolhida de seus patrícios que lhes hospedavam por um dia ou vários dias.

2.4. Diótrefes queria exercer a primazia sobre a igreja. Sua auto exaltação, calúnia e egoísmo apontavam para a síndrome do diotrefismo, prática esta rejeitada por Cristo, a cabeça da igreja em todo o tempo. (v.9). Inclusive, vejamos os pecados do Diótrefes:
- Queria exercer a primazia sobre o rebanho
- Usava palavras maliciosas sobre os demais líderes
- Não acolhia irmão na fé, hospitalidade.
- Impedia a igreja de acolher outros irmãos na fé.
- Expulsava os mensageiros visitantes.

2.5. A hospitalidade e abnegação do presbítero Gaio, assim como, o bom testemunho do Demétrio são elogiadas e necessárias ao ornamento da doutrina cristã em conta ponto a
autoexaltação, difamação e intolerância religiosa do Diótrefes.
Em contraste, notemos que:
- A hospitalidade é estimulada e requerida daqueles que seguem a Cristo para acolher os obreiros e servos de Cristo que militam no ministério cristão. Uma vez que na escassez de recursos podem passar privações indignas do servo do senhor que tem sua irmandade para socorrê-los.
- Tomar a primazia é exercer o principado sem este ter-lhe sido outorgado. Assim ocorreu com Diótrefes. Ao contrário de Gaio e Demétrio, Diótrefes era intolerante, arrogante, caluniador e se dizendo cristão prestava um mau testemunho da fé cristã e um desserviço ao ministério da igreja naquela cidade.

3.APLICAÇÃO.

3.1. Não devo me assenhorar do rebanho de Cristo a mim confiado por ministério.

3.2. Não devo tomar a primazia do rebanho pois quem colocará em função de liderança principal é a igreja quando aceita minha liderança e me autoriza formalmente a assumir o seu governo e administrá-la como rebanho de Cristo com ministério a cumprir.

3.3. Não devo usurpar a liderança de outros que já foram autorizados pela igreja. Inclusive, dos que estão ao meu lado e principalmente acima de mim. Devo respeitá-los!

3.4. Meu trabalho de liderar devo zelar pela integridade física e espiritual da igreja a quem ministro e assim devo proceder com fidelidade a Jesus Cristo, o senhor da missão/ministério que me foi confiado, pois a ele prestarei contas e serei julgado.

3.5. A despeito dos que vivem a serviço do Mal, devo andar a verdade e pregar a verdade de Deus. Não devo imitar as práticas malignas dos sujeitos a Satanás. Devo fazer o bem que Cristo me ensinou pois sou discípulo dele.

=========================================================

Estudo Bíblico Indutivo no livro de Obadias
(Interpretação bíblica pelo método indutivo, sem aparato crítico literário, histórico nem exegético.)

Obadias profetiza contra Edom, nação opositora de Israel.
Vários autores de estudos bíblicos neste livro, destacam o ressentimento e ódio, a falta de solidariedade e sentimento de vingança por parte de Edom contra Israel.
Mas, o que poderemos aprender de importante no livro de Obadias?

Texto bíblico: Obadias 1.1-21. (Utilização única e exclusiva do texto bíblico em análise)

1 - Observação dos fatos no texto bíblico.
A – Obadias é levantado como profeta sobre os edomitas e israelitas.
B – Obadias profetizou o julgamento punitivo dos edomitas.
C – Obadias profetizou o julgamento galardoador dos israelitas.
D – Edom habitava nos montes rochosos. Temã era sua capital.
E - Jacó (Israel) e Edom (Esaú) eram irmão rivais e assim, seus descendentes disputavam territórios, heranças, soberanias.
F – Inimigos invasores, alguns destes aliados de Edom, emboscaram e saquearam Israel. Edom, colaborou na guerra contra Israel.
G – Edom contemplou com satisfação a ruína de Israel.
H – Edom junto com os invasores, espoliou os bens de Israel.
I – Edom matou os israelitas que escaparam da guerra.
J – Obadias profetizou o extermínio dos edomitas, assim como eles fizeram a Israel.
L - Nações guerrearam contra os edomitas e acabaram seu reino.

2 - Interpretação do texto bíblico.
(v.3) A soberba dos edomitas é evidente.
(v.4) Deus abate os exaltados, soberbos, arrogantes.
(v.6) Deus desmantela toda fortaleza humana contra ele.
Deus revela toda obscuridade humana contra seus planos.
(v.7) A confiança em si mesmo, por conta do próprio poder é nula.
Os dominados e influenciados pelos soberbos a qualquer tempo se rebelarão contra o dominador e lhe emboscarão para revidar a opressão e tomar-lhe o que lhe é de direito.
(v.8 -v.15) Deus corrige o homem com justiça retributiva. Ou seja, o que o homem faz lhe resulta em consequências boas ou ruins. E, se, ele fizer mal a outro, alguém lhe fará mal também e possivelmente do mesmo modo que ele fez.
(v.12-v.13) Não devemos alimentar ódio, tampouco ter satisfação na calamidade do outro e muito menos colaborar para a ocorrência da sua ruína. É preciso solidariedade!
(v.15-v.16) Na justiça retributiva, Deus pode levantar o humilhado e derrubar o exaltado.
(v.17-v.21) Deus levantará exércitos em favor dos seus servos e contra os inimigos dos seus servos.
Deus restaura o bem-estar dos seus servos.

2.1– Indução sistemática da Interpretação do texto bíblico
A – Doutrina bíblica: 1. Deus humilha o exaltado e exalta o humilhado.
                                  2. Deus corrige o homem com justiça retributiva.
B – Promessa bíblica: 1. Deus moverá seu poder em favor dos seus servos no cumprimento de seus planos para defendê-los de seus inimigos.
                                 2. Deus restaura o bem-estar de seu povo na perspectiva de suas promessas.
C – Pecados revelados: 1. Alimentar ódio e ressentimento contra alguém.
                                        2 – Negar solidariedade a quem humanamente carece.
                                        3 – Manter a soberba, arrogância sobre outros.

3 - Aplicação do texto bíblico a vida humana.
3.1 - Como homem ou mulher temente a Deus, não devo alimentar ressentimento e ódio contra meu semelhante. Se faço isso, devo confessar e deixar este pecado que afetará negativamente meu relacionamento com deus e atrairá vingadores sobre mim.
3.2 - Como homem ou mulher temente a Deus não devo negar a solidariedade a aquele que perece diante de mim. Devo estender minha ajuda pessoal a quem necessita e não agir com soberba ou arrogância sobre meu semelhante. Pois Deus o exaltará e me humilhará!
3.3 - Como homem ou mulher temente a deus devo crer que ele manifesta seu poder e justiça em defesa dos seus servos e lhes restaura o bem-estar conforme sua promessa. Sendo assim, devo pensar e agir em conformidade com os propósitos divinos para minha vida e para o mundo que ele governa.


Prof. Abraão F. França.
Instituto Bereano de Teologia


Em formação

3 comentários:

  1. Vamos trabalhar, queridos estudantes da Bíblia Sagrada. Aqueles que já tem interesse em participar deste grupo de estudo e pesquisa em métodos de estudos bíblicos, podem manifestar seu interesse, aqui!

    ResponderExcluir
  2. Caro alunos do Instituto Bereano de Teologia, logo em breve lançaremos neste blog dois estudos bíblicos indutivos. O primeiro deles apresentado a teologia do livro de Obadias no Antigo Testamento, e o segundo apresentando a teologia do livro de 3 João no Novo Testamento.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Prof. Abraão França. Importante seu trabalho.

    ResponderExcluir